eventosTecnologia

Tudo o que rolou no Startup Wekeend

Nos dias 19, 20 e 21 de maio, foi realizado o Startup Weekend, evento que movimentou a cidade de Palhoça e encerrou a Semana Acadêmica da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp). O evento, apoiado pela Mais Internet, reuniu ao longo do fim de semana, empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em cerca de 700 cidades em diversos continentes.

Nosso assistente de suporte telefônico, Afonso, conferiu de perto como foram os três dias de evento e nos contou em detalhes. Confira:

“O primeiro dia de evento foi marcado por apresentações e início dos projetos. Ao chegar no evento foi servido um coffee break, depois de meia hora os organizadores foram apresentados para os mais de 80 participantes, repassaram todas as regras, cronograma e funcionamento do evento.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Em seguida, foi feita uma dinâmica de grupo chamada “O maior campeonato de pedra, papel e tesoura do mundo”. A brincadeira animou os participantes e o próximo passo foi treinar o Pitch. Após o aquecimento, cada pessoa interessada em apresentar sua ideia tinha 60 segundos para convencer os desenvolvedores, designers e empreendedores a participarem de seu grupo. Das 27 ideias apresentadas, 11 passaram para a próxima fase. Os interessados em fazer esta ideia se tornar realidade formaram os grupos de trabalho.

No fim da noite, cada grupo debateu internamente o funcionamento de seu projeto e começou a elaborar então o próprio cronograma para iniciar o desenvolvimento no final de semana.

Sábado e domingo foram dias de muito trabalho e aprendizado!

No segundo dia, as equipes tinham que validar seus projetos, saindo às ruas e fazendo pesquisas ao seu público-alvo, bem como pesquisas online para atingir maior número de respostas sobre o problema que sua startup resolveria. Após voltar das ruas com as pesquisas feitas, 90% das startups pivotaram suas ideias e modificaram algum ponto de seu projeto. Com a ajuda dos mentores foi possível desmontar e remontar um projeto de diversas formas para otimizá-lo.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

A estrutura do evento nos forneceu absolutamente tudo o que precisávamos para criar uma startup em 54 horas. Alimentação – coffe breaks, café da manhã, almoço e jantar -, internet de boa qualidade e mentoria especializada com empreendedores experientes.

No fim do sábado, muitas equipes já tinham seus projetos definidos e precisavam apenas criar e treinar suas apresentações para os jurados no último dia de evento, contudo, muitos projetos ainda estavam em constantes mudanças. Neste mesmo dia, um dos grupos virou a noite desenvolvendo, uma equipe desistiu e outra mudou totalmente seu produto às 23h.

No último dia de evento, as startups já estavam mais confiantes com seus projetos, porém, ainda tinha uma barreira, uma grande validação pela frente: o Pré-Pitch. O pré-pitch é a fase onde os mentores que ajudaram as equipes durante todos os dias de evento dão “a martelada final” sobre o que estava sendo desenvolvido. Algumas equipes validaram seus produtos apenas no domingo pela manhã e criaram tudo novamente, com um novo foco e outro público-alvo, já outros apenas aperfeiçoaram o já criado.

No início da tarde, todos os projetos foram avaliados pelos mentores e, após este processo, as equipes estariam destinadas a criar a apresentação para os jurados que chegariam apenas às 18h e que não sabiam do processo evolutivo, apenas do resultado final que seria apresentado a eles naquele instante.

A apresentação ao júri foi feita da seguinte forma: um representante de cada grupo mostrou sua ideia, a equipe tinha 4 minutos para apresentar e o júri 2 minutos para tirar suas duvidas. Após a apresentação das startups, o júri foi decidir os 3 vencedores + menção honrosa. Durante este tempo de apreensão para os participantes, os staffs (organizadores) faziam diversas brincadeiras para descontrair o público. Os vencedores foram apresentados e receberam prêmios que colaboram com o crescimento e entrada de mercado de suas Startups.

Após toda a cerimônia, um networking se iniciou. Troca de contatos entre participantes, staffs, mentores e jurados.. Um fim de semana ÚNICO, que ensinou para todos coisas que não se aprende em qualquer lugar, apenas em um Startup Weekend, o evento onde você cria sua empresa em 54 horas!

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal | Afonso (à direita) e seus companheiros

Agradeço à toda equipe Mais Internet pela oportunidade e apoio. Foi simplesmente SENSACIONAL! Um fim de semana que mudou minha forma de pensar e que no qual aprendi coisas incríveis.”

Temos orgulho de fazer parte do time de apoiadores deste evento! Nos vemos no ano que vem!

O que você achou da experiência do nosso colaborador? 

Deixe uma resposta