Curiosidades

Mulheres que fizeram história na área da tecnologia

20%. Esta é a porcentagem de mulheres entre os mais de 580 mil profissionais de TI que atuam no Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2016). Em um mundo em que as mulheres representam uma pequena parcela dos cargos da área de TI, a presença feminina causa certo espanto. Por isso, reunimos seis personalidades marcantes na história da tecnologia para enaltecer o poder das mulheres e lembrar dos feitos femininos nesta área.

Ada Lovelace

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

Conhecida como Condessa de Lovelace, Augusta Ada King foi nada mais nada menos do que a primeira programadora da história. Ela ajudou o matemático inglês Charles Baggage a desenvolver a primeira máquina de cálculo e foi responsável primeiro algoritmo da história. Este algoritmo poderia ser usado para calcular funções matemáticas, mais conhecidas como os números de Bernouilli.

A Condessa de Lovelace faleceu em 1852 sem ver a máquina que ajudou a criar pronta, pois naquela época não havia tecnologia necessária para confirmar os estudos dela. Mas, anos depois o algoritmo foi comprovado.

Hoje, o prêmio da Sociedade Britânica de Computação leva o nome da Condessa de Lovelace como forma de homenagem. O prêmio contempla os avanços em sistemas de informação.

Carol Shaw

Foto: Memória Bit
Foto: Memória Bit

Se você ama games, dá uma olhada na história de Carol Shaw.

Shaw é lembrada como a primeira mulher a trabalhar na indústria dos games. De início, ela trabalhou na companhia de videogame Atari, mas pouco tempo depois foi para a Activision. Nesta última, participou do desenvolvimento do game River Raid e criou o primeiro sistema de geração procedural de conteúdo. Graças a ela as fases de River Raid eram diferentes.

Além disso, também ajudou a desenvolver outros games como 3D Tic Tac Toe, Super Breakout e Happy Trails.

Frances Allen

Foto: Wikipedia
Foto: Wikipedia

Allen foi a primeira mulher ganhadora do Prêmio Turing, concedido anualmente pela Associação para Maquinaria da Computação para alguém escolhido pelas contribuições à computação. Ela trabalhou durante 45 anos na IBM e por isso sempre esteve no centro dos avanços da computação. De acordo com o site Canal Tech, Frances Allen foi responsável pelas principais bases de sistemas de otimização de código e paralelização, isso fez com que softwares avançados “rodassem” melhor até mesmo nos computadores mais fracos.

Além disso, Allen foi a criadora de parte dos primeiros sistemas de segurança da agência de segurança nacional do governo dos EUA.

Grace Hopper

Foto: Famous Biographies
Foto: Famous Biographies

“É mais fácil pedir perdão do que permissão”. Esta frase foi dita por Grace Hopper, que era engajada em causas em prol da igualdade e que tem muitos títulos marcantes na história da tecnologia. Recomendo até você pegar um caderninho para anotar!

Vamos lá… Hooper foi a primeira mulher a se graduar na Universidade de Yale com PhD em Matemática, primeira almirante da marinha norte-americana, uma das criadoras da linguagem COBOL para bancos de dados comerciais e, além de tudo isso, foi ela que criou o termo “bug” para referir-se a problemas de software.

Jean Sammet

Foto: Canal Tech
Foto: Canal Tech

Sammet é apontada como a primeira mulher a ter um PhD em ciências da computação, mas, na verdade, a primeira foi Mary Kenneth Keller, conhecida como Irmã Keller, importante figura que vamos falar a seguir. Jean Sammet obteve o diploma três anos depois de Keller.

Em 1961, entrou na IBM como cientista da computação e desenvolveu a linguagem de programação FORMAC, considerada uma extensão da FORTRAN, que permite realizar cálculos matemáticos complexos e também contribuiu para definir o inglês como língua padrão da programação. Sammet é mais uma das mulheres que participou do desenvolvimento do COBOL.

Mary Kenneth Keller

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Mary, popularmente conhecida como Irmã Keller, foi a primeira mulher a obter um doutorado em Ciências da Computação. Keller teve importante participação na criação da linguagem de programação BASIC, destinada a fins didáticos. Ela acreditava que os computadores eram importantes ferramentas educacionais.

Também fundou o departamento de Ciências da Computação, na Universidade de Clarke, onde atuou até falecer, em 1985. A Irmã Keller publicou quatro livros, que são considerados referência na área de computação e programação.

Desejamos que as mulheres tenham cada vez mais seus potenciais reconhecidos e conquistem mais espaço em qualquer área, mas especialmente na de tecnologia.

Gostou do post? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta