Filmes e séries

Lançamento: 13 Reasons Why

Depois de lançar produções de sucesso como Desventuras em série e Santa Clarita Diet, a plataforma de streaming Netflix disponibilizou a série Os 13 Porquês (13 Reasons Why), no dia 31 de março.

13ReasonsWhy

O drama é inspirado no livro escrito por Jay Asher, publicado em 2009, e aborda temas como bullying e suicídio. A série conta a história da adolescente Hannah Baker que tirou a própria vida aos 17 anos. Antes cometer o suicídio, Hannah gravou fitas K7 com 13 motivos que a levaram tomar a grande decisão. Nas fitas ela detalha o sofrimento que passou diante das situações que viveu na escola. Cada motivo, na verdade, é uma pessoa. Cada pessoa recebe uma caixa com as fitas e tem a tarefa de ouvir todas elas e, em seguida, passar para o próximo da lista. Caso alguém interrompa o ciclo, uma pessoa de confiança de Hannah que tem a cópia das gravações tornará o conteúdo delas público.

Em pouco tempo, a série conquistou uma legião de fãs que “maratonaram”, ou seja, assistiram um episódio atrás do outro o mais rápido possível até acabar, e estão sedentos por uma continuação. Vale lembrar que a série é produzida pela cantora Selena Gomez e, recentemente, ela e a personagem principal Katherine Langford – a Hannah – deram indícios de uma possível segunda temporada.

A série chama atenção para o bullying, problema sério comum principalmente na adolescência, e serve como alerta para darmos mais atenção aos efeitos que as palavras têm e as consequências de emoções quando subestimadas. Boatos espalhados pela escola, fotos mal intencionadas, humilhações constantes na frente da turma, situações que foram acumuladas e levaram Hannah a pôr fim à vida são fatos que muitas vezes não são interpretados como sinais de que algo está errado e são vistos como algo “normal” da adolescência. A série mostra que não foram apenas os agressores que contribuíram para a tragédia, mas também as pessoas que apenas assistiam às situações e não faziam nada para ajudar, como o caso do personagem Clay, interpretado por Dylan Minnette.

Em resenha, Lucas Zeferino, do site Estante Nerd, relata que sentia a necessidade de ir com calma na leitura para absorver todos os detalhes e entender bem a história toda. “Me pegava querendo que o capítulo terminasse logo para que eu pudesse dar um tempo, respirar um pouco”, revela Lucas. Leia a resenha completa do livro.

No mesmo dia em que a série foi lançada, o Netflix dispinibilizou “13 Reasons Why: Tentando Entender os Porquês“, no qual o elenco, produtores e profissionais da área de saúde discutem as cenas que expõe questões difíceis, como bullying, depressão e agressão sexual.

Vale destacar que a censura é 16 anos pelo conteúdo apresentado na série e por conter cenas fortes.

Curiosidade: Após cenas pesadas, os atores participavam de terapia com cães durante as gravações para aliviar o clima tenso do set.

Ficou curioso? Assista ao trailler da série:

Você já assistiu 13 Reasons Why? Qual a sua opinião sobre a série? Vamos conversar através dos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta