Uncategorized

Setembro Amarelo chama atenção para a prevenção do suicídio

Santa Catarina foi o segundo estado com maiores taxas de óbito entre 2011 e 2015, segundo dados do Ministério da Saúde. O Brasil é o 8º país com o maior número de suicídios do mundo, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, em 2014.

E é justamente para este assunto que o mês de setembro chama atenção. A campanha de valorização da vida, denominada Setembro Amarelo, visa ampliar a divulgação e exposição do tema, bem como orientar e alertar a população sobre como reconhecer possíveis suicidas. Os casos são, geralmente, associados a transtornos psiquiátricos, como depressão e transtorno bipolar, bem como consumo de álcool e drogas.

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (ligue 188), email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

*Em SC, a lei 17.558/2018, institui a Campanha Setembro Amarelo e o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Até a próxima!

Deixe uma resposta