Uncategorized

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

Você sabia que o câncer de mama é o tipo mais comum na população feminina mundial depois do câncer de pele? O mês de Outubro, conhecido como Outubro Rosa, chama atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, de colo de útero. A campanha teve origem nos Estados Unidos, na década de 90. A incidência do câncer de mama está aumentando em todo o mundo, especialmente por conta do estilo de vida nas sociedades modernas.

O assunto é de suma importância e no post de hoje reunimos algumas informações importantes.

Neste ano, a campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha:

  • Enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
  • Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
  • Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
  • Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
  • Informa que o sistema único de saúde (sus) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Você sabia?

  • O risco de desenvolver a doença aumenta principalmente a partir dos 50 anos.
  • Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: Praticar atividade física regularmente; Alimentar-se de forma saudável; Manter o peso corporal adequado; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Amamentar.
  • Os homens também têm câncer de mama, embora em percentual significativamente menor quando comparado às mulheres (apenas 1% do total de casos).
  • O tamanho das mamas, o uso de desodorante antitranspirante e o uso de sutiãs de qualquer tipo NÃO aumentam o risco da doença.

A maioria dos casos são descobertos através do autoexame. Quando descobertos cedo e tratados corretamente, as chances de cura são maiores. O autoexame das mamas não é o bastante para diagnosticar o câncer de mama. O objetivo principal é o autoconhecimento do corpo, fazer com que as mulheres conheçam detalhadamente as mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração. A seguir, uma imagem autoexplicativa sobre o autoexame:

Imagem: Instagram Dr. Osvaldo João Pereira Filho
Imagem: Instagram Dr. Osvaldo João Pereira Filho

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

O INCA criou um quiz sobre o câncer de mama para testar os seus conhecimentos sobre o assunto. Faça clicando aqui.

Cuide-se! Previna-se! Não só em outubro, mas durante todo o ano. Esperamos ter ajudado com as informações desse post.

Até a próxima!

*Post produzido pela equipe Mais Internet com informações do Instituto Nacional de Câncer e Dr. Osvaldo João Pereira Filho

Deixe uma resposta