Dicaspalhoçaturismoviagem

Atrações turísticas de Palhoça

Nós da equipe da Mais Internet e Segurança preparamos uma série de posts para destacar alguns dos pontos turísticos das regiões que atendemos. Palhoça, Santo Amaro e Águas Mornas terão um espaço especial no nosso blog.

Para começar, que tal saber mais sobre Palhoça? Separamos três dos principais pontos turísticos.

A cidade conhecida como “Bela por natureza” faz jus à frase. Com suas praias e paisagens incríveis é uma ótima opção para curtir com a família, fazer trilhas e estar em contato com o meio ambiente.

Post-Facebook-Palhoça

1. Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro foi criado em 1975 visando a proteção da rica biodiversidade e os mananciais hídricos da região. O parque ocupa aproximadamente 1% do território catarinense e abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes, além das ilhas do Siriú, Largo, Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul. Com uma ampla diversidade de habitats, possui cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica em Santa Catarina.

A vegetação é rica e diversificada. Pode-se observar restinga, pinhais, floresta atlântica, marinha nebular e campos de altitude. Entre elas foram-se rios e córregos que fornecem água potável usufruída por toda a Grande Florianópolis. O rio Massiambu, constituído por pequenos rios formados até mesmo no local, nasce e deságua dentro dos limites do parque.

O parque associa o turismo ecológico à educação e conscientização ambiental, revelando um alto potencial de lazer. Além do centro de visitantes, o lugar conta com trilhas orientadas por guias treinados que possibilitam o contato dos visitadores com espécies nativas, e, dois centros temáticos na sede de Imaruí e São Bonifácio. Registros deixados pelos povos habitantes do litoral há milhares de anos podem ser vistos em casa típica açoriana. Quem tiver interesse pode agendar palestras com monitores ambientais.

Acesso ao Parque pela BR-101, entrada próxima ao Posto Maciambu. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Mais informações no telefone (48) 3286-2624.

2. Morro do Cambirela

O ponto culminante do município de Palhoça e um dos cartões postais do Parque da Serra do Tabuleiro é o Morro do Cambirela.

A trilha exige um bom preparo físico e é indicada para quem gosta de aventura. Depois de 30 minutos a trilha começa a ficar intensa por dentro de uma mata fechada. Após aproximadamente duas horas chega-se a uma gruta formada por uma parede de pedra de onde é possível avistar o visual do litoral, desde Florianópolis até a praia da Pinheira. A última parte leva ao topo do morro, são certa de 1.043 metros de altura, de lá dá para ver toda a Ilha de Santa Catarina.

Além do Morro do Cambirela, há o Morro da Pedra Branca. Com 500 metros de altitude, fica localizado entre Palhoça e São José. Composto por Mata Atlântica tem uma enorme variedade de pássaros e dispõe de belas trilhas. O acesso se dá através do bairro Sertão do Imaruim.

3. Pedra do Urubu

A praia da Guarda do Embaú situa-se numa faixa de areia entre o rio e o mar com dunas de areais brancas. O acesso se faz a nado ou a canoa pelo do Rio da Madre. Adora pelos surfistas e turistas, a praia conta com diversas pousadas disputadas durante todo o ano.

A Pedra do Urubu é uma rocha que separa a praia da Guarda da praia da Pinheira, o passeio é feito por meio de uma trilha com cerca de 20 a 30 minutos de duração. Do alto é possível visualizar a praia da Pinheira, do Sonho, Gamboa, Garopaba e Prainha e avistar o rio desembocando no Oceano Atlântico.

Além dos pontos turísticos citados acima, você pode aproveitar as diversas praias e cachoeiras da região. Confira algumas delas:

Praias

Praia de Fora;

Praia do Sonho;

Ponta do Papagaio;

Pinheira;

Guarda do Embaú

Cachoeiras

Maciambú – descem pelos morros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro;

Araçá – deságua no Rio Cubatão;

Pontal – desce pelo morro do Cambirela;

Sertão do Campo

Em todos os passeios, não esqueça de levar filtro solar, repelente e água. 

Você já visitou algum dos lugares citados neste post? Conte-nos sua experiência por meio dos comentários.

Na próxima semana será a vez de Águas Mornas, fique ligado!

Deixe uma resposta