pontos turísticosSão José

Atrações turísticas de São José

Na segunda-feira, 19, a cidade de São José completou 268 anos e não poderíamos deixar passar em branco. Em nosso blog temos posts especiais sobre todas as cidades que fazem parte na área de cobertura da Mais Internet, exceto São José, por ser uma das cidades recentes a entrar em nossa lista. Aproveitamos o aniversário do município para destacar suas belezas, pontos turísticos e principais locais para visitar.

Fundada em 1750, São José possui traços da cultura colonizadora em seus casarios com vista para o mar e em seu Centro Histórico.

Beira-mar de São José

Inaugurada em 2014, a Beira-mar de São José é um ótimo ambiente para reunir a família e fazer atividades ao ar livre. O local conta com pista de caminhada, ciclovias, parque para crianças, cancha de bocha, academia ao ar livre, pista de skate e quadras poliesportivas.

Casa da Câmara e Cadeia

Praça Hercílio Luz, 04 – Centro Histórico

A Casa da Câmara e Cadeia sofreu várias alterações durante os 150 anos de existência, e ainda possui pedras de cantarias em suas aberturas, o que é raro atualmente.

Em 1859, ano em que foi inaugurada, funcionava, no piso superior, a Câmara Municipal de Vereadores e, no inferior, as celas da Cadeia Pública. Nos fundos, tinha ainda a casa do carcereiro.

Em 1950, a Cadeia Pública foi desativada e o prédio passou a ser ocupado por órgãos como Arquivo, Cartório Eleitoral, Cartório de Registro de Imóveis, Cartório de Registro de Notas, Secretarias Municipais e sede da Prefeitura Municipal. Em 1999, passou a abrigar a Casa da Cultura Municipal.

Casarios

Rua Getúlio Vargas – Centro Histórico

Construído no século XIX e inicío do sec XX, o conjunto de seis casarios tombados são muito famosos na cidade. O lugar serve como ótimo fundo para fotos!

As construções geminadas são encontradas em cidades de origem luso-açorianas de Santa Catarina. As justificativas para este tipo de construção são diversas, mas a mais provável fala a respeito de uma técnica de construção que protegia as famílias dos fortes ventos vindos do Sul.

Centro Histórico São José

No Centro Histórico de São José você pode admirar a arquitetura dos casarios, monumentos e edificações centenárias com estilo colonial e açoriano. O local une cultura, gastronomia e busca resgatar aspectos da cultura açoriana.

Dica: Não deixe de visitar o Café da Corte. Localiza-se em um casarão que, em 1845, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina. É possível tomar um café em qualquer cômodo da casa

Igreja Matriz de São José

Rua Padre Macário – Centro Histórico

A Igreja Matriz de São José foi construída em 1750, no local onde os colonizadores fundaram a primeira capela do município. Em outubro de 1845, a cidade recebeu a visita do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina, que fizeram doações significativas destinadas às obras da Igreja Matriz, que encontravam-se em estado lastimável. Em maio de 2014, foi inaugurada uma nova restauração.

Teatro Municipal Adolpho Mello

Praça Hercílio Luz, s/n – Centro Histórico

Construído em 1854, o Teatro Municipal Adolpho Mello é considerado a casa de espetáculos mais antiga de Santa Catarina. O espaço já passou por diversas reformas e modificações, tornou-se cinema e até mesmo fechou suas portas, mas em seguida reabriu.

Saiba mais informações no site oficial da Prefeitura Municipal de São José ou site oficial da Santur (Santa Catarina Turismo S/A).

*Informações e fotos retiradas do site oficial da Prefeitura Municipal de São José.

Você já visitou algum dos lugares citados neste post? Conte-nos sua experiência por meio dos comentários.

Deixe uma resposta